Escuteiros da Europa
Utilizador
Password
 
 
 
» Home » Tema 2016-2017
TEMA DO ANO ESCUTISTA 2016-2017
O Escuteiro reconhece em Deus Pai a sua fonte da Fé.
A Guia reconhece em Deus Pai a sua fonte da Fé.

Queridos irmãos e irmãs, Guias e Escuteiros da Europa

Pede-me o Comissário Geral que escreva um pequeno texto acerca do tema do ano escutista 2016-2017: “O Escuteiro reconhece em Deus Pai a sua fonte da fé”.

Felicito-vos antes de mais pela escolha deste tema que considero muito actual e oportuno. Na verdade, a nossa Associação define-se como um “movimento de educação” que visa o desenvolvimento integral da pessoa, onde se destaca “a descoberta do sentido espiritual da vida”. Assim sendo, uma formação que deixasse de fora esta característica essencial, não poderia atingir os seus objectivos.

Acreditar, é o primeiro passo para a realização humana. Para nós, cristãos, trata-se de reconhecer e acolher Aquele que é a Fonte da VIDA e do AMOR: DEUS nosso Pai. A fé começa por ser uma dádiva que devemos pedir: “Senhor, aumenta a nossa fé”(Lc. 17,5); mas é sobretudo resposta, adesão incondicional ao projecto de salvação que nos é oferecida em Jesus. Então, acreditar, significa ter um coração humilde, aberto aos mistérios, que sabe escutar, atento às necessidades dos outros, comprometido com o bem de toda a humanidade.

A fé e a Ciência não se contradizem, caminham juntas e auxiliam-se na procura da VERDADE, embora cada uma tenha o seu espaço próprio. São João Paulo II dizia que, “A fé e a razão constituem como que duas asas pelas quais o espírito humano se eleva à contemplação da verdade”.

Nunca esqueçamos que a Fé cresce na medida em que crescermos na intimidade com o Senhor, pela oração e pela Escuta da Palavra. Também a vivência e a partilha em comunidade nos fortalecem e encorajam. Procurai crescer sempre em comunhão e fraternidade. Reconhecendo que Deus é Nosso Pai, o Outro não pode ser um estranho, mas um irmão de quem me devo aproximar e a quem devo amar. Se no coração de Deus todos temos lugar, então que também no nosso coração haja lugar para todos.

Um bom ano escutista.

Um abraço do vosso amigo, sempre ao dispor,

Padre Aniceto Morgado
Conselheiro Religioso Nacional

 
 
 
2008 © Associação das Guias e Escuteiros da Europa, Portugal - Todos os direitos reservados