Escuteiros da Europa
Utilizador
Password
 
 
 
» Home » Tema 2016-2019
TEMA DO TRIÉNIO ESCUTISTA 2016-2019
Escutismo: caminho de Fé, Esperança e Caridade.
Guidismo: caminho de Fé, Esperança e Caridade.

“Pois, como o corpo é um só e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, constituem um só corpo, assim também Cristo”(1 Cor.12,12).

São Paulo inspirou-se nesta imagem do corpo para falar da unidade e da comunhão na Igreja. Também eu gostaria de tomar este exemplo para reflectir sobre aquilo que deve ser o objectivo principal da nossa Associação para o próximo triénio: caminhar na fé, na esperança e na caridade. Todo o caminho implica, iniciativa, determinação, coragem, perseverança, espírito de comunhão e unidade. E, como em qualquer comunidade ou grupo, todos os membros são importantes, cada um com as suas capacidades e dons, contribui para a unidade e a harmonia plena.

Caminhar na fé
As Guias e Escuteiros da Europa, não são um simples grupo de amigos, são uma escola de valores onde se aprende a viver em comunhão, com Deus, com os outros e com a natureza. Aprende-se a construir a pessoa nas suas várias dimensões: física, social, humana, espiritual. Neste contexto, a fé adquire uma importância fundamental, dado que, ela constitui uma luz a indicar-nos o caminho, tantas vezes marcado pela escuridão, pela tristeza e pela dúvida. O conhecimento da mensagem cristã convida-nos a valorizar a comunhão e a partilha, sabendo que as alegrias partilhadas, multiplicam-se, enquanto as tristezas, quando partilhadas, diminuem. Aproveitemos então todos os momentos e experiências de oração que a família escutista nos proporciona para crescermos na fé. Sejamos verdadeiras testemunhas de fé!

Caminhar na caridade
A escuta da Palavra de Deus faz de nós templos do Espírito Santo. Um coração habitado por Deus, transmite paz e confiança. Assim sendo, tornamo-nos espelhos da própria misericórdia divina. No olhar límpido e sereno, atento aos outros, revela-se a bondade de Deus para com todas as suas criaturas; no coração sensível e nos braços abertos para acolher, tornamos presente Aquele que é a fonte da Vida e do Amor. Bastam pequenos gestos, como ajudar um velhinho a atravessar a rua, estando disponíveis para colaborar em casa, na escola, na paróquia, ou em qualquer acção humanitária. Servir, por amor, deve ser a nossa missão. O amor é a cura para os grandes dramas da sociedade de hoje, marcada pela solidão, pela indiferença e pela falta de perspectivas. Saibamos valorizar cada pessoa naquilo que ela é de mais sagrado e naquilo que tem de melhor. Aproveitemos todas as oportunidades para fazer o bem. Sejamos verdadeiras testemunhas de caridade!

Caminhar na Esperança
A Guia e o Escuteiro da Europa, olham sempre o futuro com esperança, constroem horizontes novos de vida e de serviço, conscientes que é no serviço generoso e desinteressado que está a razão da sua autêntica felicidade. O motor desse compromisso e entrega, é Deus, Aquele que nos ama de forma incondicional e constitui o horizonte último da nossa realização plena. Deste modo, somos permanentemente desafiados a sermos construtores de pontes, semeadores de esperança no coração das pessoas, especialmente nos jovens. O nosso compromisso não é apenas com a Associação, é com a sociedade e com o mundo, “a nossa casa comum”, utilizando a expressão do Papa Francisco. Sejamos verdadeiras testemunhas da esperança!

Que a Virgem Maria, Mãe de Misericórdia, A Senhora da Lapa, a todos abençoe e proteja!

Vosso irmão, em Cristo,

Padre Aniceto Morgado
Conselheiro Religioso Nacional

 
 
 
2008 © Associação das Guias e Escuteiros da Europa, Portugal - Todos os direitos reservados