Escuteiros da Europa
Utilizador
Password
 
 
 
» Home » Notícias
1 DE NOVEMBRO DE 2017 - 61.º ANIVERSÁRIO DA UIGSE-FSE
1 DE NOVEMBRO DE 2017 - TODOS-OS-SANTOS
61.º ANIVERSÁRIO DA UIGSE-FSE

Dia 1 de Novembro de 1956… Um grupo de jovens reuniu-se em Colónia, Alemanha. O seu objectivo era simples: implementar uma estrutura escutista que constituísse uma base para desenvolver uma fraternidade europeia concreta e dinâmica. Desde então, centenas de crianças, jovens e adultos aceitaram esta bela instituição para si próprios e fizeram o seu melhor para que a Federação do Escutismo Europeu crescesse e seguisse na plenitude deste ideal de irmandade assente no Evangelho. É claro que o fundador do escutismo é Baden Powell e a sua mensagem é para todos os Homens e nós não negamos este grande homem.

Mas as nossas verdadeiras raízes são as do escutismo desenvolvido e aprofundado por grandes católicos como o Padre Jacques Sévin, Jean Corbisier e Mario di Carpegna. Assente nestas bases, o Escutismo Europeu desenvolveu uma pedagogia adaptada aos rapazes e raparigas do nosso tempo. Ao mesmo tempo, preservou os eixos inalteráveis da progressão humana que permanecem válidos em qualquer altura. Tomar parte na educação de jovens é uma honra. Contudo, isto compromete-nos com um processo bem pensado e sério; é uma questão de lealdade permanecermos fiéis aos nossos fundadores, sem fantasias pedagógicas, mesmo que seja em nome de uma denominada “modernidade” ou quaisquer outras razões ilusórias. Para se construir algo verdadeiramente sólido é necessário basearmo-nos na experiência, tanto em duração como em obras realizadas.

A Federação do Escutismo Europeu progride com perseverança de encontro aos tempos que se aproximam, aprofundando o que existe e preparando novas maneiras que irão estender as nossas raízes em direcção ao céu, através de ramos dinâmicos e sólidos. Que toda a gente possa, na solenidade de Todos-os-Santos, encontrar um momento de oração para agradecer a Deus os dons recebidos durante estes 55 anos. A nossa consagração à Virgem Maria em Lourdes em 1978, em Notre-Dame de Paris em 1984 e em Czestochowa em 2003 e 2007, testemunha a nossa fidelidade e o nosso encaminhamento para a Fé Cristã. É também uma fonte interminável de dons e testemunhos através das centenas de jovens que vivem na nossa associação.

Vítor Almeida, RS
Comissário Geral

 
 
 
2008 © Associação das Guias e Escuteiros da Europa, Portugal - Todos os direitos reservados